top of page

GUARABIRA

Guarabira é um município do estado da Paraíba, no Brasil. É uma das cidades mais populosas do estado. Situa-se a 98 quilômetros da capital estadual João Pessoa; a 100 quilômetros de Campina Grande, mais populosa cidade do interior paraibano; a 198 quilômetros de Natal, a capital do Rio Grande do Norte; e a menos de 250 quilômetros do Recife, a capital de Pernambuco.

 

    É chamada de "Rainha do Brejo" pelo fato de ser a principal cidade-polo de uma região que se caracteriza pela regularidade de chuvas. Geograficamente, não está inserida na Microrregião do Brejo Paraibano por ter uma região própria que leva o seu nome, ou seja, a Microrregião de Guarabira, mas torna-se uma importante referência política e econômica na região do Brejo. Assim como a cidade de Sapé, que, próxima a Guarabira, faz parte oficialmente da Mesorregião da Mata Paraibana mas politicamente está inserida no Brejo. Ambas (Microrregião do Brejo e Microrregião de Guarabira) fazem parte da Mesorregião do Agreste Paraibano.

 

    A cidade Possuí aproximadamente 57 mil habitantes limitasse com Pirpirituba (N), Araçagi (L), Mulungu (S), Alagoinha (SO), Cuitegi (O) e Pilõezinhos (NO). Encontra-se na mesorregião do Agreste Paraibano. A Região Metropolitana de Guarabira foi criada pela lei complementar 101, de 12 de julho de 2011. Sua população total é de 193 656 habitantes.

CENTRO DE HUMANIDADES

Incorporado à Universidade Estadual da Paraíba em novembro de 1987, após aprovação do projeto de lei número 81/87, de autoria do então deputado estadual Roberto Paulino, o campus III da UEPB teve como denominação inicial Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira (FAFIG). Com o objetivo de fomentar o ensino de nível superior, tal instituição foi criada em 1967, tendo sido resultado da lei municipal número 132/1967, e de sua posterior publicação no Diário Oficial do Estado, em 9 de setembro do referido ano.

 

    Mas a autorização para o funcionamento da FAFIG ocorreu quatro anos depois, em 14/4/1971, por meio do decreto 63.509, tendo como mantenedora a Fundação Educacional de Guarabira, vinculada a prefeitura municipal.

Por outro lado, o reconhecimento do primeiro curso só viria a acontecer em 15 de dezembro de 1977, através do decreto de número 81.039, que permitiu a criação do curso de licenciatura de 1º grau em Estudos Sociais e Letras.

Apenas em 1979 foi criado o Campus Universitário de Guarabira, por meio do decreto municipal número 64/79. A instalação contava com uma área inicial de 23.000 m².

 

    A partir de 1983, as atividades da instituição passaram a funcionar onde se localiza a atual sede do campus, no bairro Areia Branca. No entanto, continuava sendo financeiramente mantida pela Fundação Educacional de Guarabira. Nesse mesmo ano, foram autorizados, pela resolução número 20/83, o funcionamento de mais três licenciaturas: Geografia, História e Letras.

Hoje, com mais de 70 ambientes distribuídos em dois prédios, o Centro de Humanidades (CH) Osmar de Aquino, homenagem ao popular advogado guarabirense que por duas vezes foi prefeito do município (sendo nomeado para o cargo em 1940, e eleito em 1955), é considerado um dos mais atuantes campi da UEPB.

 

    Com o compromisso de alavancar e promover o desenvolvimento sociocultural da região, o CH investe em tecnologia e procura dinamizar os setores de pesquisa. Com a iniciativa do excelente corpo docente que dispõe, o centro investe em projetos de pesquisa e extensão em nível de graduação, com atividades desenvolvidas pelas cinco departamentos: História, Geografia, Letras (Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa), Educação (Pedagogia) e Ciências Jurídicas (Direito).

Também apresenta cinco cursos de pós-graduação (especializações): “Geografia e Território: planejamento urbano, rural e ambiental”; Direitos Fundamentais e Democracia; “Literatura; interculturalidade afro-brasileira”; “História Cultural” e “Ensino de Línguas e Linguística”, além de “Literatura Comparada”.

 

    Em relação à infraestrutura, o campus conta com laboratório de informática (com 16 computadores, com internet banda larga); ambientes de professores; Centro de Referência em Direitos Humanos da Paraíba; Escritório Modelo de Direito; ambiente dos grupos de pesquisa em Direito; laboratório de estudos ambientais Prof. Paulo Lima, auditórios; arquivo; biblioteca; salas dos grupos de pesquisa dos cursos de Pedagogia, História, Letras; além do setor de Diplomas; coordenações; departamentos; direção e salas de aulas.

 

Dispoível em: http://centros.uepb.edu.br/ch/sobre-a-instituicao/

bottom of page